27 janeiro 2011

jaqueta jeans + power clip + estampa localizada


jaqueta jeans 

Na aula passada eu pedi aos alunos que trouxessem de casa para a aula de hoje uma jaqueta jeans. A idéia é cada um desenhar sua jaqueta com todo o detalhamento. Para aqueles que preferirem, ou aqueles que não trouxeram a peça para aula, dou um exemplo a seguir:




Confesso que briguei um pouco com o Corel na hora de fazer a gola da parte da frente, mas acabei conseguindo. Para facilitar a vida de meus alunos e todos os leitores aqui do blog, abaixo vocês podem conferir detalhes de montagem e partes da peça ampliadas:


-------------------------------------------------------------------------------------------

Power Clip

Utilizar o efeito power clip é bem fácil. Depois de desenhar a peça por inteiro, você faz uma pesquisa na web de imagens tecidos que gostaria de utilizar na confecção dela. Também é legal, para quem tem scanner e tempo, scannear alguns tecidos que você tenha em casa e salvar numa tecidoteca virtual.

Ano passado eu dei um exemplo numa bermuda com um tecido xadrez. Esse ano, aproveito a jaqueta jeans para ensinar a técnica:

1) Salve a imagem do tecido escolhido no seu computador (eu salvei várias, denim, texturas jeans, etc). Posto algumas imagens aqui:


 







2) Importe a imagem do tecido para a mesma página onde você está trabalhando com o Corel. Assim:

*Atenção: ajuste o tamanho do tecido para que ele tenha largura e altura iguais ou maiores do que a sua peça.

3) Agora você pode usar a técnica de power clip de duas maneiras: agrupando a sua peça (no caso todos os objetos que compõe a jaqueta jeans devem ser selecionados juntos e agrupados - comando CTRL+G). Ou você pode manter os objetos componentes da peça desagrupados e ir utilizando a técnica em cada parte da jaqueta... Vou explicar melhor! 

Selecione o objeto que é a imagem do tecido.No menu principal,e clique em "EFEITOS". Selecione a opção "POWER CLIP" e então escolha a opção "COLOCAR EM RECIPIENTE". Aparecerá uma seta preta grande. Clique com a seta sobre a jaqueta você deve ter o seguinte resultado: 
  
Se a sua peça não estiver agrupada, a única diferença é que você vai precisar repetir essa operação em cada objeto que compõe a roupa. é uma maneira válida de se fazer isso, especialmente quando queremos misturar tecidos diferentes.

Repare que na jaqueta acima, mudei o contorno para uma cor laranja-ferrugem, para dar mais contraste com a cor do jeans e não deixar os detalhes esmaescerem. É uma dica... Você pode utilizar só nas costuras pespontadas por exemplo, mas nesse caso, a peça precisa estar desagrupada. Veja um exemplo com outro tipo de cor no contorno e também um outro tipo de lavagem de jeans:



-------------------------------------------------------------------------------------------
Estampa
Ainda brincando com a mesma jaqueta, coloquei uma estampa nas costas. Veja o resultado:


Observe o quanto é importante termos o desenho técnico em tons de preto, branco e cinza. Assim, podemos ver com mais clareza os detalhes da peça. Dependendo do tecido utilizado, nem sempre enxergamos o detalhamento. Minha dica para um trabalho completo é apresentar a peça nos tons preto, branco e cinza e depois mostrar as possibilidades de variantes de tecido, de linha e outros aviamentos, bem como bordado ou estampa:

Agora que você já sabe utilizar o power clip, use sua criatividade para compor peças variadas :)

Nenhum comentário: